MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia Elétrica

Graduação em Engenharia Elétrica - Unidade BH (Campus NG)

CEFET-MG

Fórmula Cefast – Informações da área de elétrica e eletrônica da equipe

Quinta-feira, 13 de janeiro de 2022
Última modificação: Quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

A equipe Fórmula-CEFAST conquistou o 1º lugar na 17ª Fórmula SAE Brasil

A Engenharia 3 é a área da elétrica e eletrônica da equipe, responsável pela distribuição de energia, aquisição de dados e desenvolvimento das placas de circuito integrado que garantem o funcionamento dos controles do protótipo.

Para que isso seja possível, são utilizados softwares para desenvolver esquemático, diagramas, roteamento 3D e plotagem 2D do chicote (projetos elétricos ), circuitos e layouts dos módulos de controle e de potência (projetos eletrônicos).

A manufatura e a manutenção do chicote elétrico e das placas são processos feitos na oficina, situada no campus NG.

A Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica parabeniza todos os integrantes da equipe, em especial os estudantes da área Engenharia 3: Arthur Rangel Carvalho ( gerente de engenharia elétrica), Ana Clara Ferreira Inácio Silva (instrumentação), Frederico Arruda Oliveira (chicote), Letícia Rodrigues França (gerente de projetos) e Thaís de Paula Veiga (eletrônica). Arthur fala pela equipe:

Para nós e para a instituição, é uma confirmação do trabalho desempenhado em todos estes anos e colher frutos de que realmente somos, um projeto que ajuda e ensina além do que é aprendido dentro de sala de aula. Isso ainda é algo que nos ajuda na prospecção de patrocinadores e na aquisição de recursos, por sermos uma das melhores equipes e estarmos conquistando e dando resultados para nossos patrocinadores que muito nos ajudam. 

No ano de 2022, com a volta do presencial, poderemos finalmente colocar em prática todo o conhecimento que ganhamos durante a pandemia e desenvolver um protótipo ainda mais robusto para buscar, mais uma vez, sermos campeões. Temos confiança nos membros que compõem a equipe e estamos otimistas para o próximo ano. O próximo desafio da equipe já é a competição internacional de Michigan, mundial da categoria para o qual a equipe se classificou com o título da competição nacional. Esperamos poder representar da melhor maneira possível o CEFET e também o Brasil“.

As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas até dia 16/01, com vagas disponíveis para todas as áreas, inclusive para chicote, instrumentação e eletrônica.

Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica