Orientações – 1º/2025
Última modificação: Quarta-feira, 26 de março de 2025
- Calendário Acadêmico – 1/2025
- Salas de Aula – 1/2025: disciplinas práticas
- Salas de Aula – 1/2025: disciplinas teóricas
- Requerimentos
Cronograma para o 1° Semestre Letivo de 2025 da Graduação (Link):
- Primeira fase de Matrícula (via WEB): 07 a 10/03/25.
Divulgação do resultado 1ª fase: 12/03/25 – Acompanhar notificações no SIGAA.
- Segunda fase de Matrícula (via WEB): 13 a 16/03/25.
Divulgação do resultado 2ª fase: 19/03/25 – Acompanhar notificações no SIGAA.
- Período de solicitação de ajuste de matrícula: 20 a 25/03/25
Solicitação de ajuste feito pelo aluno diretamente à coordenação. A solicitação deverá ser feita por formulário eletrônico que ficará disponível para preenchimento entre os dias 20 e 25 (23h59min) de março de 2025. O aluno deverá preencher um formulário eletrônico por disciplina.
- Matrícula Extraordinária (Exclusivamente via WEB): 07 e 08/04/25
Matrícula realizada pelo aluno via WEB, sem interferência da Coordenação de Curso, em turmas com vagas ociosas (inclui disciplinas eletivas). A ocupação da vaga acontece por ordem de solicitação.
ATENÇÃO:
Primeira Fase de Matrícula (via WEB): os alunos visualizam as turmas com reservas de vagas para o seu curso e as turmas extras (desvinculadas).
Segunda Fase de Matrícula (via WEB): as vagas remanescentes da primeira fase são preenchidas conforme o rendimento global, sem prioridade de curso.
Ajuste de Matrícula: a etapa de ajuste de matrícula é exclusiva para os seguintes casos especiais:
- alunos prováveis formandos com quebra de pré-requisitos ou correquisitos (aluno provável formando é aquele que requer matrícula nas disciplinas necessárias à integralização da carga horária do respectivo curso e que tiver a cumprir, no máximo, 10% da carga horária total do curso, excetuando-se a disciplina de estágio supervisionado, quando prevista no projeto de curso);
- alunos ingressantes nas modalidades de vagas remanescentes (reopção, transferência ou obtenção de novo título);
- alunos com dispensas de disciplinas sem cadastro no SIGAA e aqueles com Planos de Estudo aprovados pelo Colegiado de Curso;
- alunos que não conseguiram realizar a matrícula no período regular em vagas reservadas pela Coordenação em disciplinas do Curso.
Portanto, NÃO SERÃO TRATADAS solicitações de ajuste de matrícula que apresentem as seguintes situações:
- matrículas que possam ser realizados diretamente no SIGAA pelo interessado;
- matrícula em disciplinas equalizadas. As vagas nas disciplinas equalizadas são preenchidas de acordo com os critérios estabelecidos nas Normas Acadêmicas (Art 42 RESOLUÇÃO CEPE-014/22, DE 11 DE AGOSTO DE 2022). As vagas remanescentes, se houver, deverão ser solicitadas diretamente pelo estudante na etapa de matrícula extraordinária, via WEB;
- mudança de turma, sem justificativa cabível.
Pedidos de dispensa de disciplinas: 05 a 16/05/2025 mais detalhes no Link
Horários de atendimento na Secretaria da Coordenação:
Segunda a Quinta, 9 às 12h.
Atendimento remoto, pelo e-mail: engeletrica-ng@cefetmg.br
Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica