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Engenharia Elétrica

Graduação em Engenharia Elétrica - Unidade BH (Campus NG)

CEFET-MG

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Última modificação: Sexta-feira, 4 de abril de 2025

Índice

  1. Matrícula TCC 2025.01
  2. Cronograma de Atividades
  3. Defesas de TCC II
  4. Instruções para Formatação do TCC
  5. Diretrizes Gerais do TCC
  6. Informações Relevantes

Matrícula TCC 2025-01

Os alunos interessados em cursar TCC I e TCC II neste semestre deverão obrigatoriamente participar de reunião com o Coordenador do Curso e Coordenadores da Atividade de TCC conforme cronograma:

Inscrição na Etapa TCC-I – Reunião dia 02/04/2025, às 10h40, Auditório do Prédio 19

Inscrição na Etapa TCC-II (renovação)- Reunião dia 02/04/2025, às 10h40, Auditório do Prédio 19

ATENÇÃO: 

  • Todas as instruções e procedimentos para a atividade de TCC serão informados na reunião. Os formulários informados na ocasião deverão ser preenchidos e assinados pelo(a) interessado(a) e pelo(a) orientador(a).

Cronograma de Atividades

Cronograma de atividades – Etapa TCC I  

DataAtividade
02/04/2025Apresentação – Reunião com os estudantes
09/04/2025Entrega da inscrição com título, orientador e coorientador se houver*.
07/05/2025Entrega do primeiro Relatório de Reuniões indicando as datas e hora em que aconteceram e com um parágrafo resumindo o conteúdo de cada encontro feito pelo aluno*.
14/05/2025Entrega do Projeto de TCC*. Máximo de 5 (cinco) páginas e padrão ABNT. Assinatura do orientador indica aprovação, mas a nota final será disponibilizada somente no barema em conjunto com a nota do Texto Preliminar. Modelo disponibilizado pelo professor.
28/05/2025Entrega do pôster*.
29/05/2025Apresentação do seminário.
02/07/2025Entrega do segundo Relatório de Reuniões indicando as datas e hora em que aconteceram e com um parágrafo resumindo o conteúdo de cada encontro feito pelo aluno*.
09/07/2025Texto Preliminar de TCC*. Tamanho de 5 (cinco) páginas a 10 (dez) páginas. Modelo disponibilizado (TCC 1 e 2).
16/07/2025Entrega do barema assinado pelo orientador contendo a nota do Projeto, pôster e do Texto Preliminar.

* Todas as entregas – inscrição, relatórios de reuniões, pré-projeto de TCC, pôster e texto preliminar do TCC deverão ser entregues como tarefas no SIGAA assinados por aluno e orientador ou coorientador se houver. A assinatura deve ser feita preferencialmente via GOV.br: https://assinador.iti.br (a data é inserida automaticamente e alterações no PDF após assinado, exceto outras assinaturas adicionais, invalidam o documento). Alternativamente a assinatura pode ser feita manualmente à caneta, datada, escaneada e transformada em PDF, ou via assinatura via SIPAC (nestes dois casos, o documento original deve ser entregue também no escaninho do professor da disciplina, no Departamento de Engenharia Elétrica). No relatório de reuniões basta a assinatura do orientador ou coorientador que tiverem participado da reunião.

Cronograma de atividades – Etapa TCC II

Data AtividadeAvaliação (composição da nota final)
02/04/2025Reunião de Esclarecimentos:
Todos os alunos aprovados na Etapa TCC-I e pendentes da Etapa TCC II
Coordenação/ Coordenação de TCC
10/04/2025Atualização e planejamento do trabalho de Conclusão de curso:
Correções e ajustes finais do projeto [1]
Comissão Técnica e Coordenação TCC (5%)
16/04/2025Data limite para aprovação e efetivação da Matrícula na atividade de TCCCoordenação do Curso
12 a 30/05/2025Preenchimento do formulário de marcação de defesa [2].
Orientador: sugere a banca a ser aprovada e homologada pelo Colegiado de Curso
26 a 31/05/2025Formulário de acompanhamento de Autoavaliação do Estudante [3].Coordenação TCC (5%)
29/05/2025Seminário de TCC Coordenação TCC (10%)
19/07/2025Prazo máximo para a realização das defesas da Etapa TCC-IIBanca homologada pelo Colegiado
26/07/2025Entrega do texto final corrigido Média dos membros da banca (70%)
04/08/2025Entrega do Resultado da Avaliação (Texto Final e Percurso)Coordenação TCC (10%)

[1] Formulário disponibilizado no SIGAA e na página. As propostas deverão ser assinadas pelo estudante, orientador e coorientador e entregues via SIGAA.

[2] Formulário a ser disponibilizado na página do curso a ser preenchido pelo Orientador)

[3] Formulário a ser disponibilizado no SIGAA / página do Curso a ser preenchido pelo Estudante.

[4] Formulário a ser disponibilizado na página do curso a ser preenchido pelo Orientador.

Formulários

  1. Inscrição para TCC – Etapa I (entregar devidamente assinado via SIGAA até 09/04/2025)
  2. Pré-projeto de TCC – Etapa I
  3. Atualização da Proposta de Trabalho para o TCC (Etapa II) – Entregar devidamente assinado via SIGAA até 10/04/2025
  4. Acompanhamento de Autoavaliação do Estudante (Etapa II)
  5. Acompanhamento e Avaliação do Orientador (Etapas I e II)
  6. Marcação de defesa (Etapa II) (Preenchido pelo ORIENTADOR)

Defesas de TCC II

Informações a respeito de marcação de defesas, datas das apresentações dos TCC e seminário.

  • As bancas relacionadas para avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso são apresentadas para análise e discutidas junto à chefia do DEE.
  • O Professor orientador deve confirmar aos demais membros e enviar à Coordenação do Curso o horário e modalidade da defesa, presencial, para que seja divulgado o convite para a defesa, com um mínimo de 24h de antecedência, na página do Curso.
  • Lembramos que é responsabilidade do orientador informar à Coordenação qualquer alteração no agendamento ou na indicação dos membros da banca. A reserva de salas para defesa será feita pela Secretaria do Curso.
  • A assinatura da ata de defesa será feita pelo SIPAC, inclusive para os membros externos da banca. Demais documentos devem ser enviados via SIGAA, pelo aluno, conforme instruções publicadas na página do Curso.

Quadro de defesas de TCC – Semestre 2024-2  (homologadas  em 30/01/2025)


Instruções para Formatação do TCC

Informações do texto final:  Etapa TCC I  

Formato: Conforme um dos modelos indicados, sendo 5 (cinco) o número mínimo e 10 (dez) o número máximo de páginas permitido.

O texto deverá conter as seguintes sessões: Introdução (revisão bibliográfica e estado da arte) e desenvolvimentos. Se possível, indicar os resultados preliminares (o que tiver desenvolvido até então). Na conclusão, indicar o que será desenvolvido na etapa II.

Avaliação do Texto Final Etapa TCC-I – A nota do texto final é composta pela média simples (computada em 100%) entre os orientadores.

O texto final (TCC-I) deve ser enviado pelo estudante, via SIGAA, com o Parecer do Orientador (Etapa TCC-I), devidamente assinado e anexado ao documento, até a data marcada.

Informações do texto final:  Etapa TCC II 

Formato: Conforme um dos modelos indicados, sendo o número de páginas permitido entre 6 e 10.

Avaliação do Texto Final Etapa TCC-II – A nota do texto final é composta pela média dos membros da banca (Orientador e coorientador avaliam com uma única nota).

O texto final (Etapa TCC-II) deve ser enviado pelo estudante, via SIGAA, com o Parecer do Orientador (Etapa TCC-II), devidamente assinado e anexado ao documento, até a data marcada.

Anexos devem ser apresentados em documentos separados (Diário de Bordo) e devem ser entregues com o trabalho final, em arquivo compactado, pelo SIGAA.

Template para o TCC

(Utilizar para Etapas 1 e 2, observando as instruções acima)

Modelo para Word 

Modelo 1 para LaTex

Modelo 2 para LaTex

Diretrizes Gerais do TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório para a integralização do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica.

As diretrizes gerais do Trabalho de Conclusão de Curso estão definidas no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica e no Regulamento das Disciplinas Trabalho Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II dos Cursos de Graduação do CEFET-MG.

Resolução CEELE – 01/2022, de 22 de Março de 2022 estabelece as diretrizes para o Trabalho de Conclusão de Curso no âmbito do Curso de Engenharia Elétrica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Contempla as normatizações para acompanhamento, avaliação e aprovação das atividades de TCC, individual ou em grupo.

O TCC poderá ser realizado de modo individual ou em grupo de até três estudantes, desde que seja autorizado pelo Colegiado de Curso.

O desenvolvimento das atividades de TCC em grupo somente se aplica para matrículas em TCC-I. Os trabalhos realizados em grupo devem evidenciar a maneira pela qual cada um dos integrantes irá contribuir para o projeto. O cronograma de atividades, apresentação e nota final serão individualizadas. O TCC realizado em grupo poderá resultar em um único trabalho para todos os estudantes envolvidos, ou trabalhos individuais que se complementam.

Nos casos em que se configure integração temática com atividades realizadas em iniciação científica, estágio supervisionado, trabalho formal ou projetos de extensão, o estudante poderá utilizar experimentos desenvolvidos nestas atividades como parte do seu TCC, desde que devidamente documentado e autorizado.

Em caso de sigilo de dados, a informação de necessidade de sigilo deverá estar claramente informada no início do texto do trabalho e na apresentação.

Informações Relevantes

Observações importantes:

  1. Professores responsáveis pela atividade de TCC-I e TCC-II: Rosilene Dias, Sandro Trindade, Arnaldo Avaidago e Cláudio Lima
  2. O formato do texto final de cada uma das etapas de TCC está divulgado nesta página.
  3. As reuniões com os professores responsáveis pela atividade de TCC, serão divulgadas na TURMA VIRTUAL do SIGAA. No caso de reuniões específicas, estas devem ser agendas por e-mail.
  4. Todas as informações referentes às defesas (etapa TCC-II) homologadas pelo Colegiado serão publicadas na página do Curso (convite, sala e horário em que será realizada a defesa e, se aplicável, as regras de participação).
  5. Não é permitida a alteração das datas das defesas, orientadores, tema, etc., sem a prévia aprovação do Colegiado.
  6. É obrigatória a participação em todas as atividades do TCC nas datas estabelecidas: acompanhamento de percurso, apresentação e entrega de texto.
    • Para cada formulário preenchido, será computada 1 presença.
    • Para a atividade “Seminário de TCC”, serão computadas 4 presenças.
  7. As defesas serão PRESENCIAIS.