Projeto Final de Curso (PFC)
Última modificação: Quarta-feira, 3 de setembro de 2025
Índice
- Matrícula PFC 2025.02
- Cronograma de Atividades
- Defesas de PFC II
- Instruções para Formatação do PFC
- Diretrizes Gerais do PFC
- Informações Relevantes
Matrícula PFC 2025-02
Os alunos interessados em matricular nas atividades PFC I ou PFC II neste semestre deverão obrigatoriamente participar de reunião com o Coordenador do Curso e Coordenadores da Atividade de PFC conforme cronograma:
Inscrição na atividade PFC I – Reunião dia 03/09/2025, às 7h, Auditório do Prédio 19
Inscrição na atividade PFC II – Reunião dia 03/09/2025, às 7h, Auditório do Prédio 19
ATENÇÃO:
- Todas as instruções e procedimentos para a atividade de PFC serão informados na reunião. Os formulários informados na ocasião deverão ser preenchidos e assinados pelo(a) interessado(a) e pelo(a) orientador(a).
Cronograma de Atividades
Cronograma de atividades – PFC I
Data | Atividade | Avaliação de Percurso |
03/09/2025 | Apresentação da atividade e critérios de avaliação de percurso e projeto. | Presença |
05/09/2025 | Data máxima de entrega à Coordenação do Curso do formulário Inscrição para PFC I | 10% |
15/09/2025 | Data limite para aprovação e efetivação da Matrícula na atividade de PFC | Coordenação do Curso |
01/10/2025 | Entrega do primeiro Relatório de Reuniões pelo SIGAA | 5% |
08/10/2025 | Entrega da proposta de projeto de PFC pelo SIGAA | 40% |
22/10/2025 | Entrega do pôster pelo SIGAA | 20% |
23/10/2025 | Seminário de PFC | 20% e participação |
03/12/2025 | Entrega do segundo Relatório de Reuniões pelo SIGAA | 5% |
10/12/2025 | Projeto de PFC I – Entrega pelo SIGAA | Coordenação PFC (Entrega no prazo e no formato estabelecido – 30% ) |
Cronograma de atividades – PFC II
Data | Atividade | Avaliação de Percurso |
03/09/2025 | Apresentação da atividade e critérios de avaliação de percurso e projeto. | Presença |
05/09/2025 | Data máxima de entrega à Coordenação do Curso do formulário Inscrição para PFC II | Coordenação do Curso |
22/09/2025 | Atualização e planejamento do trabalho de Conclusão de curso: Correções e ajustes finais do projeto devidamente assinado (Via SIGAA) | Coordenador PFC (5%) |
13 a 31/10/2025 | Preenchimento do formulário de marcação de defesa Orientador: sugere a banca a ser aprovada e homologada pelo Colegiado de Curso | Orientador |
20 a 31/10/2025 | Formulário de acompanhamento de Autoavaliação do Estudante | Coordenação PFC (5%) |
20 a 31/10/2025 | Formulário de acompanhamento de Avaliação do Orientador | Coordenação PFC |
22/10/2025 | Entrega do Poster em PDF pelo SIGAA (assinado por aluno e orientador ou coorientador se houver) | Coordenação PFC (10%) |
23/10/2025 | Seminário de PFC | Coordenação PFC (10%) e participação |
15/12/2025 | Prazo máximo para a realização das defesas do Projeto Final de Curso (PFC/TCC) | Banca homologada pelo Colegiado Média dos membros da banca (40%) |
06/01/2026 | Data máxima para entrega do texto final corrigido | Coordenação PFC (Entrega no prazo e no formato estabelecido – 30% ) |
15/01/2026 | Entrega do Resultado da Avaliação (Texto Final e Percurso) | Coordenação PFC |
Formulários
- Inscrição para PFC I (preencher e encaminhar para engeletrica-ng@cefetmg.br devidamente assinado)
- Inscrição para PFC II (preencher e encaminhar para engeletrica-ng@cefetmg.br devidamente assinado)
- Pré-projeto de PFC I
- Atualização do PFC II
- Acompanhamento e Autoavaliação do Estudante (PFC II)
- Acompanhamento e Avaliação do Orientador (PFC I e II)
- Marcação de defesa (Etapa II) (Preenchido pelo ORIENTADOR)
Defesas de PFC II
Informações a respeito de marcação de defesas, datas das apresentações dos PFC e seminário.
- As bancas relacionadas para avaliação do Projeto Final de Curso são apresentadas para análise e discutidas junto à chefia do DEE.
- O Professor orientador deve confirmar aos demais membros e enviar à Coordenação da Atividade de PFC II o horário e modalidade da defesa para que seja divulgado o convite para a defesa, com um mínimo de 24h de antecedência, na página do Curso.
- Lembramos que é responsabilidade do orientador informar à Coordenação da Atividade PFC II qualquer alteração no agendamento ou na indicação dos membros da banca. A reserva de salas para defesa será feita pela Secretaria do Curso.
- A assinatura da ata de defesa será feita pelo SIPAC, inclusive para os membros externos da banca. Demais documentos devem ser enviados via SIGAA, pelo estudante, conforme instruções publicadas na página do Curso.
Quadro de defesas de TCC – Semestre 2025-1 (homologadas ad referendum em 23/06/2025)
Instruções para Formatação do PFC
Informações do texto final: Etapa PFC I
Formato: Conforme um dos modelos indicados, sendo 5 (cinco) o número mínimo e 10 (dez) o número máximo de páginas permitido.
O texto deverá conter as seguintes sessões: Introdução (revisão bibliográfica e estado da arte) e desenvolvimentos. Se possível, indicar os resultados preliminares (o que tiver desenvolvido até então). Na conclusão, indicar o que será desenvolvido na etapa PFC II.
Avaliação do Texto Final Etapa PFC-I – A nota do texto final é composta pela média simples (computada em 100%) entre os orientadores.
O texto final (PFC-I) deve ser enviado pelo estudante, via SIGAA, com o Parecer do Orientador (Etapa PFC-I), devidamente assinado e anexado ao documento, até a data marcada.
Informações do texto final: Etapa PFC II
Formato: Conforme um dos modelos indicados, sendo o número de páginas permitido entre 6 e 10.
Avaliação do Texto Final PFC-II – O texto Final é avaliado pela Banca. A Coordenação da Atividade PFC II avalia o percurso do estudante durante a atividade PFC II.
O texto final (PFC-II) deve ser enviado pelo estudante, via SIGAA, com o Parecer do Orientador (PFC-II), devidamente assinado e anexado ao documento, até a data marcada.
Anexos devem ser apresentados em documentos separados (Diário de Bordo) e devem ser entregues com o trabalho final, em arquivo compactado, pelo SIGAA.
Template para o PFC
(Utilizar para Etapas 1 e 2, observando as instruções acima)
Diretrizes Gerais do PFC
O Projeto Final de Curso (PFC) é um componente curricular obrigatório para a integralização do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica.
As diretrizes gerais do Projeto Final de Curso estão definidas no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica e no Regulamento das Disciplinas Trabalho Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II dos Cursos de Graduação do CEFET-MG.
O PFC poderá ser realizado de modo individual ou em grupo de até três estudantes, desde que seja autorizado pelo Colegiado de Curso.
O desenvolvimento das atividades de PFC em grupo somente se aplica para matrículas em PFC-I. Os trabalhos realizados em grupo devem evidenciar a maneira pela qual cada um dos integrantes irá contribuir para o projeto. O cronograma de atividades, apresentação e nota final serão individualizadas. O PFC realizado em grupo poderá resultar em um único trabalho para todos os estudantes envolvidos, ou trabalhos individuais que se complementam.
Nos casos em que se configure integração temática com atividades realizadas em iniciação científica, estágio supervisionado, trabalho formal ou projetos de extensão, o estudante poderá utilizar experimentos desenvolvidos nestas atividades como parte do seu PFC, desde que devidamente documentado e autorizado.
Em caso de sigilo de dados, a informação de necessidade de sigilo deverá estar claramente informada no início do texto do trabalho e na apresentação.
Informações Relevantes
Observações importantes:
- Professores responsáveis pela atividade de PFC-I e PFC-II: Rosilene Dias, Sandro Trindade, Arnaldo Avidago e Cláudio Lima
- O formato do texto final de cada uma das etapas de PFC está divulgado nesta página.
- As reuniões com os professores responsáveis pela atividade de PFC, serão divulgadas na TURMA VIRTUAL do SIGAA. No caso de reuniões específicas, estas devem ser agendas por e-mail.
- Todas as informações referentes às defesas (etapa PFC-II) homologadas pelo Colegiado serão publicadas na página do Curso (convite, sala e horário em que será realizada a defesa e, se aplicável, as regras de participação).
- Não é permitida a alteração das datas das defesas, orientadores, tema, etc., sem a prévia aprovação do Colegiado.
- É obrigatória a participação em todas as atividades do PFC nas datas estabelecidas: acompanhamento de percurso, apresentação e entrega de texto.
- Para cada formulário preenchido, será computada 1 presença.
- Para a atividade “Seminário de PFC”, serão computadas 4 presenças.
- As defesas serão PRESENCIAIS.