MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia Elétrica

Graduação em Engenharia Elétrica - Unidade BH (Campus NG)

CEFET-MG

Ensino Remoto Emergencial

Última modificação: Terça-feira, 6 de dezembro de 2022
Sobre a Matrícula para o 2º Semestre Letivo de 2021

Horário das turmas ofertadas 

  • Informações de matrícula: Clique AQUI
  • Trancamentos: Pedidos de trancamentos parcial ou total serão realizados EXCLUSIVAMENTE pelo SIGAA. Para o trancamento total, o estudante deverá solicitar o trancamento de todas as disciplinas em que estiver matriculado. Data limite: Até dia 18/02/2022.
  • Ajuste de Matrícula: Os estudantes poderão solicitar ajuste em seus planos de estudo (matrícula) nas disciplinas ofertadas pelo curso junto à Coordenação.
      • É responsabilidade do estudante a realização da solicitação de matrícula, no SIGAA, nas disciplinas equalizadas ofertadas por outros cursos e nas disciplinas desvinculadas ofertadas pelos respectivos departamentos.
    • A Coordenação de Curso NÃO PROCESSARÁ solicitações de matrícula em disciplinas desvinculadas e nas disciplinas equalizadas ofertadas pelos demais cursos.
    • O estudante deverá consultar a matriz curricular do Curso para se certificar de existe equivalência para as disciplinas matriculadas em outros cursos. A Coordenação de Curso não irá autorizar pedidos de dispensa de disciplinas não cadastradas como equivalentes ou equalizadas na matriz.

As solicitações serão feitas EXCLUSIVAMENTE via formulário eletrônico. Clique aqui para acessá-lo.

NÃO SERÃO RECEBIDAS solicitações para ajuste de matrícula fora da data estabelecida (07 a 09/10/2021) e POR OUTRO MEIO.

O formulário de ajuste de matrícula é específico para alunos nas seguintes condições:

  1.  alunos prováveis formandos;
  2.  alunos de vagas remanescentes;
  3. alunos com processos de dispensa sem cadastro no SIGAA;
  4. matrícula em disciplinas DO CURSO com vagas reservadas pela Coordenação;
  5. alunos com problemas associados à falta de pré e/ou correquisito devido à não-oferta de laboratórios.

 NÃO SERÃO TRATADAS solicitações de ajuste de matrícula que apresentem as seguintes condições:

  1. Matrículas que possam ser realizados diretamente no SIGAA pelo interessado.
  2. Aumento de vagas em turmas ofertadas por outros cursos ou desvinculadas.
  3. Matrícula em disciplinas equalizadas, ofertadas em outros cursos, com liberação de pré/correquisito.
  4. Aumento de vagas nas turmas com oferta presencial além do limite estabelecido pela Diretoria do Campus Nova Gameleira (CNG).
  5. Mudança de turma sem justificativa cabível.
  6. Realização de matrícula de estudantes que perderam os prazos de solicitação de matrícula no SIGAA, sem justificativa cabível.

Observe que:

  1. A matrícula em disciplinas de outros cursos/unidades como ELETIVAS¹ não são realizadas pela Coordenação. Elas são efetuadas pelo Registro Escolar, ouvidas as Coordenações envolvidas e o limite de vagas estabelecido.
  2. O aproveitamento da CH de disciplinas ELETIVAS como CH de disciplinas OPTATIVAS é atualmente vedado pelas Normas Acadêmicas para o Curso de Engenharia Elétrica. Não serão autorizados pedidos de aproveitamento de CH optativa de disciplinas eletivas que não estão cadastradas na matriz curricular do Curso. O estudante deverá consultar a matriz para verificar as disciplinas já cadastradas (como Tópicos Especiais) e autorizadas para aproveitamento da CH.
  3. É também responsabilidade do estudante consultar a matriz curricular do Curso para verificação de equivalência entre as disciplinas do Curso e aquelas ofertadas nos demais cursos de graduação.

¹De acordo com o Art. 47 das Normas Acadêmicas, “Entende-se como Disciplina Eletiva qualquer disciplina de curso de graduação do CEFET- MG que não esteja incluída no currículo pleno do curso de origem e cujo conteúdo não seja previsto, mesmo que parcialmente, no curso de origem“.

Sobre o Processo de Dispensa de Disciplinas 

Os requerimentos para solicitação de dispensa de disciplinas deverão ser encaminhados para o email da secretaria da Coordenação de Curso. Documentos necessários:

Requerimento de solicitação de dispensa com a indicação clara das disciplinas a serem dispensadas e aquelas que serão utilizadas para gerar dispensa. Deve ser preenchido um formulário por disciplina requerida. Anexar ao e-mail em formato PDF editável.

Plano de Ensino detalhado da(s) disciplina(s) cursada(s) que serão utilizados para gerar dispensa.

Histórico Escolar ATUALIZADO com a comprovação da aprovação nas referidas disciplinas.

Termo de autenticidade dos documentos anexados ao requerimento de dispensa de disciplinas devidamente preenchido e assinado.

Utilize exclusivamente como título da mensagem: DISPENSA_NOME DO ALUNO_MATRÍCULA. 

Os requerimentos de dispensa de disciplina e seus anexos deverão ser encaminhados para o email da Secretaria da Coordenação de Curso (engeletrica-ng@cefetmg.br) no período de 29/09/2021 a 12/10/2021. Este período está definido no calendário acadêmico aprovado pelo CGRAD.

Serão desconsiderados documentos que não atendam a todas as instruções.

Sobre Requerimentos Gerais e em grau de Recurso

O    Requerimento   deverá ser encaminhado para o email da secretaria da Coordenação de Curso. Documentos necessários:

Requerimento com a indicação clara da solicitação desejada, devidamente justificada.  Anexar ao e-mail em formato PDF editável.

Histórico Escolar ATUALIZADO.

 Caso necessário, o Termo de autenticidade dos documentos anexados ao requerimento devidamente preenchido e assinado.

Utilize exclusivamente como título da mensagem: ASSUNTO_NOME DO ALUNO_MATRÍCULA. 

Os requerimentos gerais e em grau de recurso e seus anexos, se aplicável, deverão ser encaminhados para o email da Secretaria da Coordenação de Curso (engeletrica-ng@cefetmg.br), a partir de 29/09.

Serão desconsiderados documentos que não atendam a todas as instruções.

Sobre o Ensino Remoto Emergencial

Mensagem_ERE_Coordenação

Sobre a Colação de Grau durante o Ensino Remoto Emergencial

A solicitação de colação de grau do 1º semestre de 2021 deve ser feita até dia 13/09/2021. Para maiores informações, clique AQUI.

Compete à Diretoria de Graduação e à Coordenação de Registro Acadêmico a definição das datas das cerimônias remotas de colação de grau.

Informações Gerais do Curso para o Ensino Remoto Emergencial
  • Perguntas e Respostas: 
Sobre as Resoluções para o ERE

RESOLUÇÃO CGRAD – 08/20, de 15 de julho de 2020 – Estabelece os princípios fundamentais para a implantação do ensino remoto emergencial, em caráter excepcional e temporário, para os cursos de Graduação do CEFET-MG durante o período de pandemia da doença COVID-19.

RESOLUÇÃO CGRAD – 09/20, de 21 de julho de 2020 – Estabelece os princípios fundamentais para a oferta de disciplinas na forma modular nos cursos de graduação oferecidos pelo CEFET-MG, no período de Ensino Remoto Emergencial – ERE.

RESOLUÇÃO CGRAD – 18/20, de 29 de julho de 2020 – Autoriza a matrícula em disciplinas ofertadas durante o ensino remoto emergencial para os alunos de cursos de Graduação do CEFET-MG que estão em mobilidade acadêmica internacional.

RESOLUÇÃO CGRAD – 19/20, de 29 de julho de 2020 – Estabelece os princípios fundamentais para a oferta de atividades síncronas nos cursos de graduação oferecidos pelo CEFET-MG durante o período de Ensino Remoto Emergencial.

RESOLUÇÃO CGRAD – 20/20, de 29 de julho de 2020 -Altera os critérios de matrícula para os estudantes do primeiro período dos cursos de graduação do CEFET-MG, durante o Ensino Remoto Emergencial.

RESOLUÇÃO CGRAD – 22/20, de 05 de agosto de 2020 – Estabelece as diretrizes e as recomendações para as Atividades Avaliativas a serem aplicadas durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) para os cursos de Graduação do CEFET-MG durante o período de pandemia da COVID-19.

RESOLUÇÃO CGRAD – 23/20, de 06 de agosto de 2020 – Aprova, ad referendum, as diretrizes para as atividades de monitoria durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) para os cursos de Graduação do CEFET-MG no período de pandemia da COVID-19.

RESOLUÇÃO CGRAD – 24/20, de de 06 de agosto de 2020 – Estabelece, ad referendum, o registro de frequência nas disciplinas dos cursos de Graduação do CEFET-MG durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE).

ATENÇÃO!

Informamos que a vigência da Resolução CEPE 15/20, que determinou a suspensão da contabilização da frequência para fins de aprovação durante o 1º e 2º semestres letivos de 2020, não foi prorrogada para o ano letivo de 2021.

A partir do 1º semestre letivo de 2021 retorna à vigência do § 2º do Art.60º das Normas Acadêmicas da Graduação do CEFET-MG.

 § 2º – Independente do sistema de matrícula e de avaliação adotados, será exigida uma frequência mínima às atividades de cada disciplina correspondentes a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista, sendo considerado infrequente o aluno que não cumprir tal exigência.”

Ver Resolução CGRAD 35/21

RESOLUÇÃO CGRAD – 25/20, de 11 de agosto de 2020 – Altera, ad referendum, em caráter excepcional e temporário, o procedimento para a dispensa de disciplinas nos cursos de Graduação do CEFET-MG, durante o período de pandemia da COVID-19. – Ver Resolução CGRAD 34/21

RESOLUÇÃO CGRAD – 26/20, de 12 de agosto de 2020 – Dispõe, ad referendum, em caráter excepcional e temporário, sobre a colação de grau remota nos cursos de Graduação, enquanto durar o período de suspensão de atividades acadêmicas presenciais no CEFET-MG em decorrência da pandemia de COVID-19.

RESOLUÇÃO CGRAD – 28/20, de 19 de agosto de 2020 – Aprova a participação dos alunos dos cursos de Graduação em Projetos de Ensino como Outras Atividades Complementares (OAC).

RESOLUÇÃO CGRAD – 29/20, de 19 de agosto de 2020 – Estabelece os procedimentos para o Aproveitamento de Estudos, em caráter excepcional e temporário, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE).

RESOLUÇÃO CGRAD – 30/20, de 20 de agosto de 2020 – Altera, ad referendum, o período de ajustes de matrícula e de matrícula extraordinária para o primeiro semestre letivo remoto de 2020 para os cursos de Graduação do CEFET-MG.

RESOLUÇÃO CGRAD – 33/20, 02 de setembro de 2020 – Estabelece, em caráter excepcional e temporário, o procedimento de realização das atividades de Trabalho de Conclusão de Curso I e II dos cursos de Graduação do CEFET-MG, durante o período de atividades acadêmicas remotas na instituição.

RESOLUÇÃO CGRAD – 36/20, de 21 de setembro de 2020 – Altera, em caráter excepcional e temporário, os procedimentos relativos às atividades complementares nos cursos de Graduação do CEFET-MG, durante o Ensino Remoto Emergencial.

RESOLUÇÃO CGRAD – 40/20, de 01 de outubro de 2020 – Altera, a Resolução CGRAD 36/20, de 21 de setembro de 2020, que altera, em caráter excepcional e temporário, os procedimentos relativos às atividades complementares nos cursos de Graduação do CEFET-MG, durante o Ensino Remoto Emergencial.

RESOLUÇÃO CGRAD – 56/20, de 18 de novembro de 2020 – Revoga o artigo 11 da Resolução CGRAD 08/20, de 15 de julho de 2020.

RESOLUÇÃO CGRAD – 07/21, de 17 de março de 2021 – Altera os artigos 8°, 10, 19, 29 e 30 e revoga os artigos 21, 25 e 31 das Normas Acadêmicas dos Cursos de Graduação, referentes ao processo seletivo de Vagas Remanescentes, em caráter excepcional e temporário, durante o período de pandemia da doença COVID-19.

RESOLUÇÃO CGRAD – 08/21, de 17 de março de 2021 – Altera o artigo 12 da Resolução CGRAD 08/20, de 15 de julho de 2020.

RESOLUÇÃO CGRAD – 34/21, de 07 de julho de 2021 – Altera o art. 5º da Resolução CGRAD 25/20, de 11 de agosto de 2020, que alterou ad referendum, em caráter excepcional e temporário, o procedimento para a dispensa de disciplinas nos cursos de Graduação do CEFET-MG, durante o período de pandemia da COVID-19 e inclui como Anexo o Termo de Responsabilidade.

RESOLUÇÃO CGRAD – 35/21, de 21 de julho de 2021 – Estabelece os critérios para o registro de frequência nas disciplinas dos cursos de Graduação do CEFET-MG durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE).

 Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica