Ensino Remoto Emergencial
Última modificação: Terça-feira, 6 de dezembro de 2022
Sobre a Matrícula para o 2º Semestre Letivo de 2021
- Informações de matrícula: Clique AQUI.
- Trancamentos: Pedidos de trancamentos parcial ou total serão realizados EXCLUSIVAMENTE pelo SIGAA. Para o trancamento total, o estudante deverá solicitar o trancamento de todas as disciplinas em que estiver matriculado. Data limite: Até dia 18/02/2022.
- Ajuste de Matrícula: Os estudantes poderão solicitar ajuste em seus planos de estudo (matrícula) nas disciplinas ofertadas pelo curso junto à Coordenação.
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- É responsabilidade do estudante a realização da solicitação de matrícula, no SIGAA, nas disciplinas equalizadas ofertadas por outros cursos e nas disciplinas desvinculadas ofertadas pelos respectivos departamentos.
- A Coordenação de Curso NÃO PROCESSARÁ solicitações de matrícula em disciplinas desvinculadas e nas disciplinas equalizadas ofertadas pelos demais cursos.
- O estudante deverá consultar a matriz curricular do Curso para se certificar de existe equivalência para as disciplinas matriculadas em outros cursos. A Coordenação de Curso não irá autorizar pedidos de dispensa de disciplinas não cadastradas como equivalentes ou equalizadas na matriz.
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As solicitações serão feitas EXCLUSIVAMENTE via formulário eletrônico. Clique aqui para acessá-lo.
NÃO SERÃO RECEBIDAS solicitações para ajuste de matrícula fora da data estabelecida (07 a 09/10/2021) e POR OUTRO MEIO.
O formulário de ajuste de matrícula é específico para alunos nas seguintes condições:
- alunos prováveis formandos;
- alunos de vagas remanescentes;
- alunos com processos de dispensa sem cadastro no SIGAA;
- matrícula em disciplinas DO CURSO com vagas reservadas pela Coordenação;
- alunos com problemas associados à falta de pré e/ou correquisito devido à não-oferta de laboratórios.
NÃO SERÃO TRATADAS solicitações de ajuste de matrícula que apresentem as seguintes condições:
- Matrículas que possam ser realizados diretamente no SIGAA pelo interessado.
- Aumento de vagas em turmas ofertadas por outros cursos ou desvinculadas.
- Matrícula em disciplinas equalizadas, ofertadas em outros cursos, com liberação de pré/correquisito.
- Aumento de vagas nas turmas com oferta presencial além do limite estabelecido pela Diretoria do Campus Nova Gameleira (CNG).
- Mudança de turma sem justificativa cabível.
- Realização de matrícula de estudantes que perderam os prazos de solicitação de matrícula no SIGAA, sem justificativa cabível.
Observe que:
- A matrícula em disciplinas de outros cursos/unidades como ELETIVAS¹ não são realizadas pela Coordenação. Elas são efetuadas pelo Registro Escolar, ouvidas as Coordenações envolvidas e o limite de vagas estabelecido.
- O aproveitamento da CH de disciplinas ELETIVAS como CH de disciplinas OPTATIVAS é atualmente vedado pelas Normas Acadêmicas para o Curso de Engenharia Elétrica. Não serão autorizados pedidos de aproveitamento de CH optativa de disciplinas eletivas que não estão cadastradas na matriz curricular do Curso. O estudante deverá consultar a matriz para verificar as disciplinas já cadastradas (como Tópicos Especiais) e autorizadas para aproveitamento da CH.
- É também responsabilidade do estudante consultar a matriz curricular do Curso para verificação de equivalência entre as disciplinas do Curso e aquelas ofertadas nos demais cursos de graduação.
¹De acordo com o Art. 47 das Normas Acadêmicas, “Entende-se como Disciplina Eletiva qualquer disciplina de curso de graduação do CEFET- MG que não esteja incluída no currículo pleno do curso de origem e cujo conteúdo não seja previsto, mesmo que parcialmente, no curso de origem“.
Sobre o Processo de Dispensa de Disciplinas
Os requerimentos para solicitação de dispensa de disciplinas deverão ser encaminhados para o email da secretaria da Coordenação de Curso. Documentos necessários:
Requerimento de solicitação de dispensa com a indicação clara das disciplinas a serem dispensadas e aquelas que serão utilizadas para gerar dispensa. Deve ser preenchido um formulário por disciplina requerida. Anexar ao e-mail em formato PDF editável.
Plano de Ensino detalhado da(s) disciplina(s) cursada(s) que serão utilizados para gerar dispensa.
Histórico Escolar ATUALIZADO com a comprovação da aprovação nas referidas disciplinas.
Termo de autenticidade dos documentos anexados ao requerimento de dispensa de disciplinas devidamente preenchido e assinado.
Utilize exclusivamente como título da mensagem: DISPENSA_NOME DO ALUNO_MATRÍCULA.
Os requerimentos de dispensa de disciplina e seus anexos deverão ser encaminhados para o email da Secretaria da Coordenação de Curso (engeletrica-ng@cefetmg.br) no período de 29/09/2021 a 12/10/2021. Este período está definido no calendário acadêmico aprovado pelo CGRAD.
Serão desconsiderados documentos que não atendam a todas as instruções.
Sobre Requerimentos Gerais e em grau de Recurso
O Requerimento deverá ser encaminhado para o email da secretaria da Coordenação de Curso. Documentos necessários:
Requerimento com a indicação clara da solicitação desejada, devidamente justificada. Anexar ao e-mail em formato PDF editável.
Histórico Escolar ATUALIZADO.
Caso necessário, o Termo de autenticidade dos documentos anexados ao requerimento devidamente preenchido e assinado.
Utilize exclusivamente como título da mensagem: ASSUNTO_NOME DO ALUNO_MATRÍCULA.
Os requerimentos gerais e em grau de recurso e seus anexos, se aplicável, deverão ser encaminhados para o email da Secretaria da Coordenação de Curso (engeletrica-ng@cefetmg.br), a partir de 29/09.
Serão desconsiderados documentos que não atendam a todas as instruções.
Sobre o Ensino Remoto Emergencial
Sobre a Colação de Grau durante o Ensino Remoto Emergencial
A solicitação de colação de grau do 1º semestre de 2021 deve ser feita até dia 13/09/2021. Para maiores informações, clique AQUI.
Compete à Diretoria de Graduação e à Coordenação de Registro Acadêmico a definição das datas das cerimônias remotas de colação de grau.
Informações Gerais do Curso para o Ensino Remoto Emergencial
- Proposta da Coordenação para o Planejamento do Curso durante o ERE – Informações Gerais
- Plataformas utilizadas no ERE indicadas pela Diretoria – Clique AQUI
- Calendário Acadêmico – Segundo Semestre Letivo 2021 (ERE): Calendário Acadêmico Temático – 2021/2
- Aula inaugural do Curso de Engenharia Elétrica (1/2020) – Informações gerais sobre o ERE
- Modelo do Plano Didático utilizado durante o ERE
- Perguntas e Respostas:
- Acesso ao Tutorial para alunos – Plataforma Teams
Sobre as Resoluções para o ERE
RESOLUÇÃO CGRAD – 08/20, de 15 de julho de 2020 – Estabelece os princípios fundamentais para a implantação do ensino remoto emergencial, em caráter excepcional e temporário, para os cursos de Graduação do CEFET-MG durante o período de pandemia da doença COVID-19.
RESOLUÇÃO CGRAD – 09/20, de 21 de julho de 2020 – Estabelece os princípios fundamentais para a oferta de disciplinas na forma modular nos cursos de graduação oferecidos pelo CEFET-MG, no período de Ensino Remoto Emergencial – ERE.
RESOLUÇÃO CGRAD – 18/20, de 29 de julho de 2020 – Autoriza a matrícula em disciplinas ofertadas durante o ensino remoto emergencial para os alunos de cursos de Graduação do CEFET-MG que estão em mobilidade acadêmica internacional.
RESOLUÇÃO CGRAD – 19/20, de 29 de julho de 2020 – Estabelece os princípios fundamentais para a oferta de atividades síncronas nos cursos de graduação oferecidos pelo CEFET-MG durante o período de Ensino Remoto Emergencial.
RESOLUÇÃO CGRAD – 20/20, de 29 de julho de 2020 -Altera os critérios de matrícula para os estudantes do primeiro período dos cursos de graduação do CEFET-MG, durante o Ensino Remoto Emergencial.
RESOLUÇÃO CGRAD – 22/20, de 05 de agosto de 2020 – Estabelece as diretrizes e as recomendações para as Atividades Avaliativas a serem aplicadas durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) para os cursos de Graduação do CEFET-MG durante o período de pandemia da COVID-19.
RESOLUÇÃO CGRAD – 23/20, de 06 de agosto de 2020 – Aprova, ad referendum, as diretrizes para as atividades de monitoria durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) para os cursos de Graduação do CEFET-MG no período de pandemia da COVID-19.
RESOLUÇÃO CGRAD – 24/20, de de 06 de agosto de 2020 – Estabelece, ad referendum, o registro de frequência nas disciplinas dos cursos de Graduação do CEFET-MG durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE).
ATENÇÃO!
Informamos que a vigência da Resolução CEPE 15/20, que determinou a suspensão da contabilização da frequência para fins de aprovação durante o 1º e 2º semestres letivos de 2020, não foi prorrogada para o ano letivo de 2021.
A partir do 1º semestre letivo de 2021 retorna à vigência do § 2º do Art.60º das Normas Acadêmicas da Graduação do CEFET-MG.
“ § 2º – Independente do sistema de matrícula e de avaliação adotados, será exigida uma frequência mínima às atividades de cada disciplina correspondentes a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista, sendo considerado infrequente o aluno que não cumprir tal exigência.”
Ver Resolução CGRAD 35/21
RESOLUÇÃO CGRAD – 25/20, de 11 de agosto de 2020 – Altera, ad referendum, em caráter excepcional e temporário, o procedimento para a dispensa de disciplinas nos cursos de Graduação do CEFET-MG, durante o período de pandemia da COVID-19. – Ver Resolução CGRAD 34/21
RESOLUÇÃO CGRAD – 26/20, de 12 de agosto de 2020 – Dispõe, ad referendum, em caráter excepcional e temporário, sobre a colação de grau remota nos cursos de Graduação, enquanto durar o período de suspensão de atividades acadêmicas presenciais no CEFET-MG em decorrência da pandemia de COVID-19.
RESOLUÇÃO CGRAD – 28/20, de 19 de agosto de 2020 – Aprova a participação dos alunos dos cursos de Graduação em Projetos de Ensino como Outras Atividades Complementares (OAC).
RESOLUÇÃO CGRAD – 29/20, de 19 de agosto de 2020 – Estabelece os procedimentos para o Aproveitamento de Estudos, em caráter excepcional e temporário, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE).
RESOLUÇÃO CGRAD – 30/20, de 20 de agosto de 2020 – Altera, ad referendum, o período de ajustes de matrícula e de matrícula extraordinária para o primeiro semestre letivo remoto de 2020 para os cursos de Graduação do CEFET-MG.
RESOLUÇÃO CGRAD – 33/20, 02 de setembro de 2020 – Estabelece, em caráter excepcional e temporário, o procedimento de realização das atividades de Trabalho de Conclusão de Curso I e II dos cursos de Graduação do CEFET-MG, durante o período de atividades acadêmicas remotas na instituição.
RESOLUÇÃO CGRAD – 36/20, de 21 de setembro de 2020 – Altera, em caráter excepcional e temporário, os procedimentos relativos às atividades complementares nos cursos de Graduação do CEFET-MG, durante o Ensino Remoto Emergencial.
RESOLUÇÃO CGRAD – 40/20, de 01 de outubro de 2020 – Altera, a Resolução CGRAD 36/20, de 21 de setembro de 2020, que altera, em caráter excepcional e temporário, os procedimentos relativos às atividades complementares nos cursos de Graduação do CEFET-MG, durante o Ensino Remoto Emergencial.
RESOLUÇÃO CGRAD – 56/20, de 18 de novembro de 2020 – Revoga o artigo 11 da Resolução CGRAD 08/20, de 15 de julho de 2020.
RESOLUÇÃO CGRAD – 07/21, de 17 de março de 2021 – Altera os artigos 8°, 10, 19, 29 e 30 e revoga os artigos 21, 25 e 31 das Normas Acadêmicas dos Cursos de Graduação, referentes ao processo seletivo de Vagas Remanescentes, em caráter excepcional e temporário, durante o período de pandemia da doença COVID-19.
RESOLUÇÃO CGRAD – 08/21, de 17 de março de 2021 – Altera o artigo 12 da Resolução CGRAD 08/20, de 15 de julho de 2020.
RESOLUÇÃO CGRAD – 34/21, de 07 de julho de 2021 – Altera o art. 5º da Resolução CGRAD 25/20, de 11 de agosto de 2020, que alterou ad referendum, em caráter excepcional e temporário, o procedimento para a dispensa de disciplinas nos cursos de Graduação do CEFET-MG, durante o período de pandemia da COVID-19 e inclui como Anexo o Termo de Responsabilidade.
RESOLUÇÃO CGRAD – 35/21, de 21 de julho de 2021 – Estabelece os critérios para o registro de frequência nas disciplinas dos cursos de Graduação do CEFET-MG durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE).